Contrato de Fotografia

Você sabia que nos dias de hoje ainda tem fotógrafo, principalmente na área de eventos sociais, que fecha um evento e não faz um contrato de fotografia com sua cliente?

Verdade, isso existe sim e, vou dar aqui minha opinião, é um absurdo nos dias de hoje, um fotografo de casamento que se diz profissional não ter algo que garanta seus direitos e deveres.

A importância de um contrato de fotografia

No último post falei sobre a questão da comissão, se vale ou não a pena dar. Ok, você fez sua rede e começaram a surgir o clientes e agora, o que fazer no fechamento, qual a importância de se ter um contrato para o trabalho de fotografia de casamento?

Como dito acima, a principal impotêancia é no que diz respeito a direitos e deveres, tanto de sua parte, fotógrafo, como para seu cliente.

Um contrato bem elaborado é capaz de dar tranquilidade no fechamento de sua agenda, por exemplo. Imagina fechar um evento para daqui a 1 ano e, faltando 2 meses, sua cliente resolve cancelar o serviço contratado contigo. O que fazer?

Tendo um documento assinado, você terá, por exemplo, a questão da retenção do que já foi pago, se será integral ou parcial. Terá a segurança jurídica caso seu cliente tente acioná-lo judicialmente. Pois ali estarão as cláusulas acordadas entre ambas as partes e devidamente assinadas.

No vídeo abaixo, falo da importância de se ter um contrato de fotografia.

Ajude o canal a crescer. Clique no botão e inscreva-se.  

O arquivo de exemplo pode ser baixado por este link => Contrato de Fotografia

Quais as cláusulas que podem existir num contrato?

Não digo e nem quero que este contrato que disponibilizei seja o dono da verdade, como disse é só um exemplo, uma linha a se seguir. Mas alguns pontos acho fundamentais.

  • Multa ou retenção do que já pagou em caso de desistência
  • Prazo para escolha das fotos para o álbum pelo cliente
  • Prazo para a entrega do álbum pelo fotógrafo
  • O que está sendo pago neste contrato
  • Dados do evento

A multa é como expliquei acima, no caso de desistência do evento por parte da contratante, muitas vezes feito por motivos reais e muitas não.

Como assim, a contratante cancela um evento por motivos inexistentes? Sim, nestes 30 anos de mercado, já conheci casos de clientes que simplesmente falam que não vai haver evento para pegar o dinheiro que deu e poder contratar outro profissional.

É um direito dela não querer mais seus serviços e escolher outro profissional? Sim é, mas e a data que você reservou para ela, como fica? Você não fechou com outro cliente em respeito ao que já havia fechado sua data, como fica o que você irá perder, o chamado lucro cessante.

Prazos, o calcanhar de Aquiles do fotógrafo

Tem fotógrafo que chega a sentir arrepios quando se fala de prazos. E isso é uma verdade de mão dupla.

contrato-de-fotografiaImagina a situação, que é super real, de um evento que você fez no ano de 2010 e agora em 2016 a noiva resolve fazer o álbum. Bem, se seu contrato não fala nada a respeito quanto ao tempo que ela tem para isso, este é um direito dela.

 

Agora se seu contrato fala que ela tem um determinado prazo e se não respeitar ela perde direito ou paga uma multa para fazer, fica tudo mais fácil de se resolver, né?

Por outro lado, o cliente também passa a ter uma segurança quanto ao prazo do fotógrafo para o contratante. Ele passa a ter mais claro, quando irá receber as provas, quando irá ter seu álbum etc.

Bem, várias e várias questões são e serão resolvidas caso haja o Contrato de Fotografia de Casamento entre as partes.

Não deixe de curtir nossas redes sociais e de se inscrever no canal.

Facebook – https://www.facebook.com/marketingnafotografia

Instagram – https://www.instagram.com/marketing_na_fotografia/

Google+ – https://plus.google.com/+marketingnafotografiabroficial

Twitter – https://twitter.com/Mkt_Fotografia

Site – http://marketingnafotografia.com.br

Compartilhe essa idéia e vamos, juntos, mudar o marketing da sua fotografia.

Aproveitem e leiam os posts anteriores sobre Como Registrar um Domínio, Onde Hospedar meu Site e Como Instalar o WordPress.

Obrigado,

Glaucio Lacerda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *